0

E você, o que anda lendo?

Hoje, 29 de outubro, comemoramos o Dia Nacional do Livro. E eu me vi pensando na data, nos livros que li recentemente, nos livros que tenho lido para as crianças. Já há algum tempo que a maior parte dos meus livros de cabeceira é de livros infantis. Primeiro porque eu amo, mesmo. Segundo, porque me inspiram: a minha vontade de escrever, assumo, veio desde antes da Bolsa Amarela - mas foi ali, na história da Raquel e das vontades escondidas em sua bolsa que eu quis escrever, de verdade, pela primeira vez! Terceiro, porque eu gosto de ler antes de contar as histórias para os meus filhos. A Lara ainda é bem pequena e não presta tanta atenção assim às historias. Para ela, ainda são os livros com sons e cores os que mais chamam a atenção. E na horinha de leitura dela, temos muitos! Ela brinca, ri, se diverte. Já associa que o livro é algo divertido, bacana. Mesmo que talvez ainda não perceba... Já o Davi, por outro lado, já faz a associação consciente: a hora da leitura é a hora em que eu e a mamãe vamos nos divertir juntos. Eu costumo dizer que é a hora de irmos para outros lugares, para fazermos novos amigos, sem sairmos do sofá. E ele já escolhe os lugares, já escolhe os amigos. E pede o mesmo livro por dias seguidos e eu tenho que contar a mesma história 3, 4 vezes. E eu adoro isso. O jeito como ele me olha curioso, esperando a próxima frase - que ele já tem decorada, e às vezes até fala junto! O jeito como ele ouve atento, prestando atenção. O jeito como ele responde às perguntas dos livros - 'você já se sentiu da forma tal?' e ele fala, eufórico: jáááá! 
Falamos tanto da importância da leitura, mas é, de fato, de pequeno que se aprende. Vamos formar os grandes leitores de amanhã? Vamos, sim. Começando hoje, que tal? Mesmo você, que, talvez, não goste tanto assim de ler... Leia! Leia para as crianças da sua vida. Você pode não saber, mas estará criando momentos inesquecíveis. E transformando a criança de hoje no devorador de livros de amanhã. Pode apostar! ;)


Quer uma ajuda na tarefa? Estou aqui para isso! Pensei em escrever uma historinha, mas, ao invés, quis fazer algo que não faço há muito tempo: recomendar os livros que li e amei recentemente. Vou fazer de uma forma livre, dizendo mais ou menos qual se enquadra a qual faixa etária (está na postagem aqui embaixo!). E quero ouvir a opinião de vocês, também! Se você tiver lido um livro bacana que curtiu muito, conta para mim! Estou sempre buscando novas histórias! Deixa aqui nos comentários (se puder, deixa junto seu email), ou deixa na página do blog no facebook. 

Um beijo estalado e um abraço apertado!

A FOTO LINDA AQUI EM CIMA É OBRA DA FOTÓGRAFA PATRÍCIA PAIVA. PARA CONHECER MAIS E SE ENCANTAR PELO TRABALHO DELA, DÁ UM PULO NA PÁGINA DELA NO FACEhttps://www.facebook.com/pages/Patricia-Paiva-fotografia/161362757245965?fref=ts

0 comentários:

Postar um comentário